Você sabe o que é musica?


Música é uma forma de arte e como tal  tem o objetivo de se expressar (transmitir emoções e sentimentos). O que muda de uma arte para a outra  são os elementos disponíveis para se expressar. Na pintura o artista (pintor) se expressa através de combinação de cores, na escultura são combinadas formas e por fim podemos dizer que artista da música se expressa através da combinação de sons, ou seja,  música é uma forma de arte onde nos expressamos através de combinações de sons.
Essa definição é importante porque ela nos dará o ponto de partida sobre como estudaremos a musica e mais especificamente como estudaremos essas combinações.
Existem basicamente três formas de combinarmos sons. Melodia, harmônia e ritmo.
Melodia
A melodia se refere ao canto propiamente dito. Quando digo canto não me refiro a letra da música (poesia) e sim aos sons emitidos pela voz ou por algum instrumento melódico. A melodia é caraterizada pela sucessão de notas, ou seja, as notas são emitidas uma após a outra , por isso podemos afirmar que instrumentos como a flauta que emitem apenas um som de cada vez são instrumentos melódicos, o que

não quer dizer que instrumentos que emitem várias notas ao mesmo tempo sejam impossibilitados de fazer melodia.
Harmônia
Se a melodia é caraterizada por sons sucessivos já a harmônia podemos afirmar que seja caraterizada pela combinação de sons simultâneos. Mas isso não quer dizer que melodia e harmônia sejam forças opostas,  na verdade uma existe em função da outra e apesar de possuírem características e funções diferentes essas duas combinações se completam. Nesse conteúdo abordaremos o estudo da harmônia, tentando simplificar seu entendimento sem ofuscar sua complexidade.
Ritmo
O ritmo basicamente é  a combinação de sons percussivos. È o ritmo que vai impor movimentação a musica.  


Conclusão: Instrumentos como pandeiro, bateria e percussão não produzem notas por isso não podemos fazer melodia ou harmônia, então podemos dizer que são instrumentos rítmicos. Flauta e saxofone não emitem várias notas ao mesmo tempo e nem tão pouco sons percussivos portanto são instrumentos melódicos. Já o violão e o piano podem ser utilizados para fazer ritmo ou melodia porém o fato de ambos conseguirem emitir várias notas ao mesmo tempo nos permite defini-los como instrumentos harmônicos. A música tem 3 formas de combinação de sons e seu instrumento é apenas uma ferramenta de se atingir essas combinações. Assim como em uma obra cada ferramenta é responsável por uma função assim também sera na musica, cada instrumento desempenhará um papel e nem todos possuem a mesma função. 

0 comentários:

Postar um comentário